A limpeza constante das áreas comuns do condomínio é uma prática já estabelecida e essencial para a saúde e o bem-estar de moradores. Mas, com a presença do Covid-19, as práticas de higienização dos espaços comuns, especialmente os de maior circulação, precisam ser redobradas, visando à contenção da disseminação da doença.
Assim, reunimos alguns dos cuidados recomendados pela DGS para serem implementados nos condomínios:
1 - Máscaras
Os moradores quando transitam nas áreas comuns do condomínio devem utilizar máscaras.
2 - Pisos
Os pisos devem ser limpos com maior frequência também, utilizando produtos desinfetantes.
3 - Higienização das mãos
Os Moradores e Funcionários devem ser incentivados a fazer a higienização das mãos com álcool em gel ao entrarem no condomínio. Por isso, devem estar à disposição de todos, em diversas áreas do prédio, álcool em gel com teor de 70%. Os locais mais adequados para disponibilização são as portarias do prédio, entradas e saídas de garagem, elevadores e escadas.
4 - Proteção dos porteiros
Barreiras de distanciamento: outra medida eficaz é a implementação de barreiras de proteção e distanciamento entre as guaritas dos porteiros com pelo menos dois metros, para que estes estejam protegidos. Materiais como acrílicos são ideais para a criação do recurso.
5 - Limpeza das superfícies
As superfícies devem ser higienizadas com alta frequência durante o dia, com produtos à base de álcool e/ou desinfetantes, e até mesmo com um álcool com 70% de teor. São elas: portas, maçanetas, elevadores, botões, espelhos, corrimãos e, se houver, aparelhos de biometria.



