1 - Previsão orçamental anual
Para uma gestão de condomínio eficaz, é necessário encará-lo como uma empresa. Por isso, a importância de realizar um levantamento dos custos anuais e de todas as despesas necessárias para garantir o bom funcionamento.
Ao realizar uma previsão orçamental é possível avaliar as principais despesas do condomínio e definir um plano anual dos gastos. Com isso, evita-se o aumento da taxa mensal de condomínio com situações inesperadas.
2 - Modernizar a gestão do seu condomínio
Modernizar a gestão do condomínio investindo num sistema que traga comodidade e autonomia aos moradores e permite aos gestores maior organização, praticidade e o ganho de tempo e de recursos é uma das alternativas para quem deseja administrar o condomínio de forma eficaz.
Um bom exemplo pode ser a integração de um sistema de controlo de entradas através de cartão magnético ou código de acesso. Assim, existe um registo de entradas e saídas, criando maior facilidade na proteção dos espaços comuns.
3 - Manutenções agendadas
Um plano de manutenções anual permite prevenir muitas surpresas indesejadas. Deste a limpeza de esgotos, manutenções às bombas de esgoto, limpezas de espaços comuns, bons planos de manutenção dos ascensores, inspeção dos quadros electricos, inspeção dos extintores e vistoria do estado em geral da estrutura dos edifícios. A prevenção, muitas vezes, resulta numa poupança financeira do condominio, pois os gastos com situações de incidentes urgentes são sempre muito mais elevados.



